O QUE É O OUTDOOR?
O OUTDOOR, termo em inglês que significa “do lado de fora, na rua”, consiste em uma veiculação de propaganda em tabuletas, com dimensão padrão 9,0m na largura x 3,0m na altura, consistindo em um dos meios de propaganda mais antigos da história.
As tabuletas de OUTDOOR se localizam em áreas urbanas da cidade, em vias de grande circulação de veículos e pessoas, sempre em locais estratégicos para sua melhor visualização e fixação da marca ou campanha.
A arte final para veiculação em OUTDOOR deve ser em JPG, PDF ou TIFF, nas dimensões de 47 cm x 15 cm, com 300 dpi de definição e na escala CMYK de cores.
O período de veiculação de cada campanha do anunciante é de 14 (quatorze) dias ao ar livre. Este período é chamado de bi-semana.
São 26 (vinte e seis) bi-semanas por ano, começando na 02 (dois) e terminando na 52(cinquenta e dois).
A colagem dos cartazes é realizada na primeira segunda-feira de cada bi-semana, sendo os cartazes trocados ao final de 14 dias.
As campanhas em OUTDOOR geralmente são produzidas em papel, mas podem também serem produzidas em lona, cujo impacto e durabilidade é maior.
O BENEFÍCIO DE ANUNCIAR EM OUTDOOR
Possuindo o efeito de causar grande impacto pelo tamanho da propaganda, agigantando sua marca ou produto, o OUTDOOR permite a visualização de sua campanha várias vezes por dia, atingindo grande quantidade de público-alvo.
A escolha dos pontos é muito importante para a exibição de sua propaganda, pois se trata de uma mídia de impacto, com alto nível de frequência de visualização, onde a mensagem será lembrada por 24 horas ininterruptas durante14 dias, proporcionando forte impacto visual para a mensagem, despertando o interesse do consumidor, reforçando o último impulso antes da compra.
O OUTDOOR transmite de forma rápida, objetiva e eficiente a idéia e a mensagem de sua campanha.
OUTDOOR LONADO
O OUTDOOR também pode ser feito em lona, o que permite um período maior de veiculação devido a sua durabilidade.
Seu período de veiculação normalmente é de 30 dias, podendo também ser feita por até 6 meses, dependendo da resistência do material.
Outra vantagem do OUTDOOR lonado, é o rodízio, ou seja, em cada bi-semana ou mês, é possível trocar o ponto de veiculação, atingindo maior número de pessoas.
O QUE DEVO COLOCAR NO OUTDOOR
A mensagem do OUTDOOR deve ser curta e direta, de fácil visualização e que possa fixar de forma rápida a sua idéia.
Frases longas e letras pequenas não são recomendadas para esse tipo de propaganda.
Na propaganda em OUTDOOR a mensagem curta, com uma combinação eficiente de texto e visual se torna fundamental para o sucesso da propaganda, pois simplicidade e clareza são requisitos básicos, com mensagens facilmente memorizáveis, trazendo grande impacto na comunicação.